• O que é MapBiomas?

    O projeto MapBiomas é uma iniciativa do Observatório do Clima e rede de colaboração que envolve universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o objetivo de mapear anualmente o uso e ocupação do solo e monitorar as mudanças no território.

  • O que é MapBiomas Mata Atlântica Trinacional?

    O MapBiomas Mata Atlântica Trinacional surge como uma continuação da iniciativa no Brasil que envolve uma rede colaborativa de especialistas da Argentina, Brasil e Paraguai, em temas como uso do solo, sensoriamento remoto por satélite, SIG e programação. Ele usa processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de uso anual da terra e mapas de cobertura da Mata Atlântica Trinacional.

  • Quem produz os mapas do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional?

    O MapBiomas Mata Atlântica Trinacional envolve pesquisadores e especialistas em sensoriamento remoto, SIG, computação, biomas e usos do solo de cada um dos países participantes (Argentina, Brasil e Paraguai). A equipe argentina é coordenada pela Fundación Vida Silvestre Argentina, a equipe brasileira pelo ArcPlan e a equipe paraguaia por meio do WWF Paraguai. As equipes trabalham de forma coordenada processando as informações na nuvem por meio da plataforma Google Earth Engine.

  • Como faço para baixar os mapas do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional?

    Os mapas podem ser baixados diretamente na plataforma através do link: LINK

    Não se esqueça de baixar os códigos de legenda em: LINK

    Os dados também podem ser baixados diretamente do Google Earth Engine quando interrupções temporais ou territoriais específicas são necessárias.

    No Google Earth Engine é possível acessar todos os dados do Landsat Mosaic e os mapas de transição. Para obter os IDs da coleção de MapBiomas Mata Atlântica Trinacionalno Google Earth Engine, acesse: LINK

  • Por que os mapas são exibidos apenas em formato raster?

    Os mapas de cobertura e uso do solo do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são feitos por meio de processamento pixel a pixel de séries temporais de imagens Landsat (Raster 30 m pixels).

  • Posso baixar os dados no formato Shapefile?

    Não existe essa possibilidade na plataforma MapBiomas Mata Atlântica Trinacional. A vetorização de mapas é extremamente cara e impraticável para todo o território. A solução recomendada, caso se queira trabalhar com vetor, é baixar os dados, realizar o recorte territorial ou espacial de seu interesse e então vetorizar com seu software preferido.

  • Os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são públicos?

    Sim, os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são públicos e gratuitos para uso não comercial ou de interesse público.

  • É possível trabalhar com os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional na nuvem sem precisar baixá-los?

    Sim, as coleções do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional estão disponíveis como camadas (ativos) na plataforma Google Earth Engine e podem ser acessadas, processadas e analisadas diretamente na plataforma sem a necessidade de download dos dados. Para obter os IDs das coleções de MapBiomas Mata Atlântica Trinacional no mecanismo do Google Earth, acesse: LINK

  • Como posso acessar os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional no Google Earth Engine?

    É necessário ter uma conta no Google Earth Engine (GEE), que pode ser cadastrada através do seguinte link: https://earthengine.google.com
    Acessando o GEE Code Editor (https://code.earthengine.google.com ), você pode iniciar scripts para visualizar e processar dados. No link você encontrará exemplos de scripts para acessar os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional no Google Earth Engine. LINK

  • Como posso citar os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional?

    Os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são públicos e gratuitos, referindo-se simplesmente à fonte no seguinte formato:

    Os dados do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são públicos, abertos e gratuitos sob licença Creative Commons CC-CY-SA e mediante a referência da fonte observando o seguinte formato:

    “Projeto MapBiomas Mata Atlântica Trinacional – Coleção [número] da Série Anual de Mapas de Uso e Cobertura do Solo da Mata Atlântica Trinacional, adquirida em [data] através do link: [LINK]“

    “Projeto MapBiomas Mata Atlântica Trinacional – é uma iniciativa multi-institucional para gerar mapas anuais de uso e cobertura do solo a partir de processos de classificação automática aplicados a imagens de satélite. A descrição completa do projeto pode ser encontrada em bosqueatlantico.mapbiomas.org”

    No caso de publicações científicas, sugere-se entrar em contato com a equipe da MapBiomas Mata Atlântica Trinacional para verificar se já existem publicações em andamento sobre o tema levantado.

  • Onde encontro a descrição da legenda e do código raster?

    A descrição detalhada da legenda com seu código correspondente (raster) está disponível para download em: https://bosqueatlantico.mapbiomas.org/codigos-de-la-leyenda

  • Posso baixar os dados estatísticos de cobertura e uso do solo? Para qual subconjunto territorial?

    Sim, as estatísticas de uso e cobertura da terra, bem como as matrizes de transição para o bioma da Mata Atlântica Trinacional, país, bacia, província / estado, departamentos e municípios / distritos, estão disponíveis para download em: https://bosqueatlantico.mapbiomas.org/estadisticas/

  • Como faço para baixar os mapas de uma província ou município?

    Na plataforma MapBiomas Mata Atlântica Trinacional os mapas estão disponíveis para download, recortados por país. Para baixar por província ou município, eles podem ser gerados com o Google Earth Engine, acessando o script (scripts) disponível no link. Você deve selecionar a província e o município e os anos de interesse e exportá-los para sua pasta do Google Drive.

  •  Como a área de dados raster é calculada no MapBiomas Mata Atlântica Trinacional?

    O Landsat tem uma resolução média de 30 m, por isso é comum associar a área de um pixel a 900 m2. Porém, como os dados originais do MapBiomas Mata Atlântica Trinacional são criados seguindo a representação do padrão GEE (Lat / Long e WGS84), eles não usam uma projeção equivalente (área igual). Portanto, a distância do alvo ao equador influencia o tamanho do pixel. Portanto, em uma escala continental, o cálculo da contagem de pixels e multiplicação por 900 m2 deve ser evitado.

    No MapBiomas Mata Atlântica Trinacional o cálculo é realizado no Google Earth Engine, aplicamos a função ee.Image.pixelArea () que gera uma imagem em que o valor de cada pixel é a área daquele pixel em metros quadrados, levando em consideração conta as possíveis distorções cartográficas.

  •  Quais mapas foram usados ​​como referência para o mapeamento?

    Você pode acessar a descrição de todos os mapas de referência usados no MapBiomas Mata Atlântica Trinacional em: Mapas de Referência.