Projeto

O QUE É A INICIATIVA MAPBIOMAS MATA ATLÂNTICA TRINACIONAL

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra da Mata Atlântica Trinacional é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra da Mata Atlântica Trinacional.

 

ORIGEM

 O projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra na Mata Atlântica Trinacional nasceu em novembro de 2019 como continuação do MapBiomas Brasil no âmbito da Conservação do habitat da Onça-pintada, buscando compreender os processos de transformação que ocorrem no território da tríplice fronteira a partir do monitoramento anual da cobertura e uso da terra. Desta forma, capitaliza a experiência de grupos locais na Argentina (Instituto de Biologia Subtropical do CONICET, Faculdade de Agronomia da UBA, Faculdade de Ciências Florestais, UNAM, Estação Experimental INTA Corrientes e ONG Fundación Vida Silvestre Argentina), Brasil (ArcPlan e SOS Mata Atlântica) e Paraguai (ONG WWF Paraguai) na caracterização de satélite da cobertura do solo. O MapBiomas Mata Atlântica Trinacional representa um salto qualitativo na automação de processos, geração e disseminação de informações espaciais em nível transfronteriço. Seu objetivo é gerar mapas anuais de uso e cobertura do solo para todo o bioma a partir da adaptação da metodologia construída para os biomas brasileiros pela equipe da MapBiomas.

 

PROPÓSITO

  • Contribuir para o entendimento da dinâmica do uso da terra na Mata Atlântica Trinacional tendo como base o desenvolvimento e implementação de uma metodologia rápida, confiável e de baixo custo para gerar mapas anuais de cobertura e uso da terra desde o 2000 até o presente (e posterior atualização anual).
  • Criação de uma plataforma para facilitar a disseminação da metodologia para outros países e regiões interessadas utilizando a mesma base de algoritmos.
  • Estabelecer uma rede colaborativa de especialistas nos biomas brasileiros para o mapeamento da cobertura do solo e da sua dinâmica de mudanças.

 

CARACTERÍSTICAS DA INICIATIVA

  • Trabalho em rede com instituições locais e responsáveis por diferentes países.
  • Processamento distribuído e automatizado dos dados através de parceria com Google Earth Engine.
  • Trabalho orientado para gerar uma plataforma aberta, multiplicável e com possibilidade de aplicação em outros países e contextos.
  • Plataforma colaborativa - desenhada para incorporar e acolher as contribuições da comunidade científica e demais interessados em colaborar.