Conheça o Mapbiomas

Outras Iniciativas

  • O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo do Brasil é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa com especialistas nos biomas, usos da terra, sensoriamento remoto, SIG e ciência da computação que utiliza processamento em nuvem e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso da terra do Brasil. Foi no Brasil que a iniciativa MapBiomas surgiu em 2015.
  • O projeto "Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra da Pan-Amazônia" é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas de cada um dos países membros em tópicos como uso da terra, sensoriamento remoto, GIS e programação. Ele utiliza processamento de nuvens e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso do solo da Pan-Amazônia.
  • O projeto "Cobertura Anual da Terra e Mapeamento de Uso da Terra do Gran Chaco Americano" é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas da Argentina, Bolívia e Paraguai em uso da terra, sensoriamento remoto via satélite, SIG e programação. Ele usa processamento de nuvens e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de cobertura e uso do solo do Gran Chaco Americano.
  • MapBiomas Pampa Sul- Americano é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas da Argentina, Brasil e Uruguai, sobre temas como o uso do solo, detecção remota por satélite, SIG e programação e procura compreender os processos de transformação que ocorrem no território a partir da monitorização anual da cobertura e uso do solo. Utiliza processamento de nuvens e classificadores automatizados desenvolvidos e operados a partir da plataforma Google Earth Engine para gerar uma série histórica de mapas anuais de ocupação e uso do solo dos Pampas sul-americanos.
  • MapBiomas Alerta é um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução. Esta versão atual é dedicada exclusivamente ao tema de desmatamento em todos os biomas brasileiros e se expandirá para os demais temas ao longo dos próximos dois anos.
  • MapBiomas Indonésia é uma iniciativa que destina-se a mapear a cobertura e uso da terra na Indonésia. Conta com a participação de nove ONGs locais e a coordenação de Auriga Nusantaras. A Coleção 1 do MapBiomas Indonésia é a primeira iniciativa fora da América do Sul a utilizar os métodos da rede colaborativa MapBiomas. Nesta primeira coleção foram mapeadas 10 classes de cobertura e uso da terra cobrindo o período de 2000 a 2019.